Ladurée no 16, Rue Raoyale |
A história dos macarons
Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. Pronuncia-se: macarrôm. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos. Inicialmente servido como um pequeno biscoito fino, o macaron recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines - da famosa Ladurée, de Paris - uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.
Além de deliciosos, são lindos não é?! Caixa Ladurée com 32 macarons! |
Carta de sabores Ladurée. Os meus preferidos são pistache e chocolat passion (chocolate com maracujá) |
História da Ladurée
A história de sucesso da Ladurée começou quando, em 1862, Louis-Ernest Ladurée abriu uma padaria na Rue Royale, em Paris. Durante a comuna de Paris, em 1871, seu negócio foi queimado e no lugar, Ladurée construiu uma pâtisserie, que teve o teto pintado por Jules Chéret, com querubins vestidos como doceiros, uma das marcas da loja.
Alguns anos depois, os cafés estavam se tornando ícones de luxo na cidade luz, e para não perder os clientes de seu negócio, a esposa de Louis-Ernest, Jeanne Souchard, teve a idéia de unir o conceito de café com o conceito de pâtisserie, criando assim uma casa de chá, onde as mulheres também poderiam circular livremente, o que era proibido nos cafés. A partir daí a casa passou a ser conhecida na cidade.
A Ladurée se tornou ainda mais famosa quando, na década de 30, passou a produzir um doce original, unindo dois macarons - receita criada no século XVI - com um cremoso e delicioso ganache. O doce da tradicional pâtisserie tem uma receita insuperável é considerado o melhor macaron do mundo, com seu exterior super crocante e recheio que derrete na boca. São mais de 30 sabores, e alguns são preparados de acordo com a época do ano. Entre os sempre disponíveis estão chocolate, baunilha, café e pistache, e entre os especiais e sazonais estão limão, menta, pimenta e anis. Atualmente, a loja está presente em vários países, com unidades em Londres, Mônaco, Suíça e Tóquio, além de outras na própria França.
O interior de uma loja Ladurée. A decoração não é um charme?! |
Outros doces vendidos na Ladurée!!! Hmmmm... |
Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje. Pra quem deseja conhecer melhor a marca, visite Ladurée. O Site é fofo demais!!! Bjsss!!!
Olá! Inicialmente, parabéns pelo blog! Agora há uma Ladureé no Shopping Iguatemi JK ( São Paulo ) mas o preço dos macarrons são assustadores ; R$ 9,00 cada um!!! Bom, para experimentar está valendo mas para comer até matar a vontade, nada como Paris ( que aliás lá também acho caro ).
ResponderExcluirAbraço,
Ana Carolina.