quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Macarons Ladurée

Uma dica gastronômica de Paris que não pode faltar aqui é o macaron. Pra quem nunca experimentou, esse doce pelo qual eu sou apaixonada é elaborado à base de claras, farinha de amêndoas e açúcar e recheado com os mais variados sabores. Os macarons são encontrados aos montes em qualquer "pâtisserie" (confeitaria) parisiense enfeitando e colorindo suas vitrines, mas se você está agora na Cidade Luz ou pretende ir algum dia, uma passadinha na Ladurée é mais que recomendada. Com mais de um século de tradição, a Ladurée é famosa por produzir o melhor macaron do mundo. Seus sabores originais e receita incomparável renderam fama ao lugar, que é inspirado em casas de chá do século XIX, com belos lustres de cristal, longas cortinas de veludo e pomposos espelhos. A decoração e as antigas receitas de alguns dos melhores doces da França, fazem da loja um verdadeiro clássico parisiense. Além da loja ser um charme, os macarons são feitos nos mais variados sabores e são simplesmente deliciosos. A loja, que também é uma casa de chá, vende outros produtos (que são igualmente fabulosos) como doces em geral, velas, chocolates, souvenirs, produtos de beleza, etc. A marca famosa por seus macarons, possui 4 lojas em Paris, sendo a do 16, Rue Royale a mais antiga e onde tudo começou. Aqui no Brasil é muito difícil encontrar confeitarias e estabelicimentos especializados que vendam os macarons. A única que vez que vi o doce sendo comercializado aqui, foi numa loja Mc Coffee e o preço era um absurdo... era tipo R$ 4,00 uma unidade MUITO pequena.

Ladurée no 16, Rue Raoyale

A história dos macarons
Nascido na Itália, o macaron se origina da palavra maccherone, que quer dizer massa fina. Pronuncia-se: macarrôm. No século XVI, o macaron foi levado para a França pela corte de Catarina de Médicis e sua receita era mantida em segredo, atendendo apenas à nobreza. As primeiras a fazer os biscoitinhos na França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy. Após a revolução francesa, em 1789, as congregações religiosas passaram a produzir macarons fora dos conventos. Inicialmente servido como um pequeno biscoito fino, o macaron recebeu a sua versão final no início do século XIX, quando o patisseur Pierre Desfontaines - da famosa Ladurée, de Paris - uniu os dois pequenos discos, colocando cremes especiais entre eles.
Além de deliciosos, são lindos não é?! Caixa Ladurée com 32 macarons!

Carta de sabores Ladurée. Os meus preferidos são pistache e chocolat passion (chocolate com maracujá)
  
História da Ladurée

A história de sucesso da Ladurée começou quando, em 1862, Louis-Ernest Ladurée abriu uma padaria na Rue Royale, em Paris. Durante a comuna de Paris, em 1871, seu negócio foi queimado e no lugar, Ladurée construiu uma pâtisserie, que teve o teto pintado por Jules Chéret, com querubins vestidos como doceiros, uma das marcas da loja. 


Alguns anos depois, os cafés estavam se tornando ícones de luxo na cidade luz, e para não perder os clientes de seu negócio, a esposa de Louis-Ernest, Jeanne Souchard, teve a idéia de unir o conceito de café com o conceito de pâtisserie, criando assim uma casa de chá, onde as mulheres também poderiam circular livremente, o que era proibido nos cafés. A partir daí a casa passou a ser conhecida na cidade.

A Ladurée se tornou ainda mais famosa quando, na década de 30, passou a produzir um doce original, unindo dois macarons - receita criada no século XVI - com um cremoso e delicioso ganache. O doce da tradicional pâtisserie tem uma receita insuperável é considerado o melhor macaron do mundo, com seu exterior super crocante e recheio que derrete na boca. São mais de 30 sabores, e alguns são preparados de acordo com a época do ano. Entre os sempre disponíveis estão chocolate, baunilha, café e pistache, e entre os especiais e sazonais estão limão, menta, pimenta e anis. Atualmente, a loja está presente em vários países, com unidades em Londres, Mônaco, Suíça e Tóquio, além de outras na própria França.
O interior de uma loja Ladurée. A decoração não é um charme?!
Outros doces vendidos na Ladurée!!! Hmmmm... 
 Bom pessoal, espero que vocês tenham gostado da dica de hoje. Pra quem deseja conhecer melhor a marca, visite Ladurée. O Site é fofo demais!!! Bjsss!!!

Um comentário:

  1. Olá! Inicialmente, parabéns pelo blog! Agora há uma Ladureé no Shopping Iguatemi JK ( São Paulo ) mas o preço dos macarrons são assustadores ; R$ 9,00 cada um!!! Bom, para experimentar está valendo mas para comer até matar a vontade, nada como Paris ( que aliás lá também acho caro ).
    Abraço,
    Ana Carolina.

    ResponderExcluir